0

Quer colaborar com o Google e ainda ganhar por isso? Conheça o Google Map Maker

Posted by Bruna Lorena on 13:17:00


google maps
Stephanie Kohn

Nesta terça-feira (19/4) foi lançado nos Estados Unidos o Google Map Maker, um serviço criado pela empresa para expandir e melhorar a cartografia do Google Maps. Aqui no Brasil e em outros 182 países, o serviço já está disponível desde junho de 2008, mas a ferramenta só chegou  por lá agora.

Em países como o Brasil, as informações como estabelecimentos, nomes de rios, ferrovias, estradas e até pontos turísticos dos mapas não foram disponibilizadas pelos governos municipais. Dessa forma, para resolver o problema de mapeamento dos locais, o Google resolveu criar esta ferramenta colaborativa onde os próprios usuários inserem pontos de seu bairro, cidade ou estado.

Um dos primeiros usuários da ferramenta aqui no Brasil foi Iuri Pereira Lopes, administrador. Ele mapeou diversos lugares de sua cidade natal, Nova Era (MG) e região, e até foi contemplado  com um prêmio  do Google pela colaboração. "No meu perfil do Map Maker dá para ver um histórico das minhas colaborações. Listei 352 empresas e inseri 132 pontos de interesse. Ganhei uma camiseta e um diploma", conta Iuri. "Coloquei desde igrejas, rios e até uma gruta em minha cidade. Cheguei, inclusive, a começar o mapeamento de cidades da Coreia do Norte com base no Google Maps", conclui.

Para fazer parte da comunidade de colaboradores é fácil. Basta ter uma conta Google e adicionar um novo elemento. É preciso usar um marcador para denotar um ponto de interesse específico, como um monumento ou uma empresa, ou até desenhar uma linha que represente uma estrada ou um rio.

Iuri deu a dica de achar o local no Google Maps primeiro e, então, inserir as coordenadas no site do Map Maker. A partir daí, é preciso informar em que categoria este lugar se encaixa: restaurante, padaria, igreja, ponto turístico e afins. Além disso, é necessário adicionar informações extras como telefone, horários de funcionamento ou site. A partir daí, é só aguardar a aprovação dos mediadores. "Sua alteração foi aprovada pelo Google Reviewer Santosh, um revisor confiável, porém será analisada por outros usuários", diz a mensagem.

Cleverson Cândido
, outro usuário do Map Maker, começou a usar o serviços há menos de um ano e já mapeou 8 mil quilômetros em estradas, rios e trilhas de bairros do Paraná. Outro colaborador já está há 651 dias inserindo estradas em regiões pouco percorridas do Irã e Paquistão. "Acredito que só abriram a ferramenta para os Estados Unidos agora porque lá eles têm o pessoal do próprio Google fazendo esse serviço. Além disso, a ferramenta se aperfeiçoou muito neste meio tempo e agora está mais fácil incluir as informações. Os EUA é um país muito grande e o volume de dados lá com certeza será enorme", conclui Iuri.

Apesar de estar no ar há muitos meses, o serviço ainda é pouco usado até pelos brasileiros. Com a chegada da ferramenta nos Estados Unidos, pode ser que mais pessoas se animem em colaborar com o Google. Para saber como inserir pontos, clique aqui e para tirar suas dúvidas, leia as perguntas mais frequentes.

Abaixo confira o vídeo de introdução da ferramenta para os Estados Unidos.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Fique Ligado All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates